Dia 13 de maio será o dia D contra a Gripe Influenza

Dia 13 de maio será o dia D contra a Gripe Influenza

A Secretaria estadual de Saúde (SES), em Parceria som as Secretarias municipais de Saúde, realizará de 17 a 26 de Abril, a 19º Campanha Nacional de Vacinação contra a INFLUENZA, sendo dia 13 de Maio o Dia “D”.

Assim como acontece em todo o Estado, a secretaria Municipal de Saúde de Guiratinga também participa desta importante Campanha contra a Influenza onde, estão mobilizados todos os profissionais do Município que lidam na área da Saúde.

Nessa Campanha, serão vacinados, Trabalhadores da Saúde, idosos de 60 anos ou mais, Gestantes em qualquer idade gestacional, Puérperas com até 45 dias após o Parto, Crianças de 06 meses a menores de 05 anos ou seja, 04 anos 06 meses e 20 dias, Portadores de doenças crônicas não transmissíveis (Comorbidades), Professores atuantes na rede Pública e Privada, Adolescentes e Jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas Sócio Educativas, População privada de Liberdade, Funcionários do Sistema Prisional e população Indígena.

A Influenza é uma infecção viral Aguda que afeta o sistema respiratório. È de alto grau de transmissão e distribuição Global.  A transmissão ocorre por meio de Secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao Falar, Tossir, Espirrar ou pelas mãos. Isso porque após o contato com superfícies recém contaminadas por Secreções Respiratórias que podem levar Agentes Infecciosos diretos á Boca, Olhos e Nariz.

O Secretário Municipal de saúde Valter Basili alerta que durante a Campanha de Vacinação, é necessário levar o documento pessoal e Cartão de vacinação.

As Puérperas devem levar também a certidão de Nascimento da Criança ou cartão da Gestante. Professores e Trabalhadores da Saúde, devem apresentar Documentos que comprovem o Vinculo com a categoria profissional. As pessoas portadoras de Doenças Crônicas não Transmissíveis (Comorbidades) devem apresentar a Prescrição Médica.

“PROCURE O SEU PSF E PREVINA-SE! “