Enfermeiras de Guiratinga participam de curso de capacitação em Rondonópolis

Enfermeiras de Guiratinga participam de curso de capacitação em Rondonópolis

Por determinação do secretário de saúde de Guiratinga, Valter Basili, as enfermeiras que trabalham na secretaria de saúde do município estiveram participando do curso de capacitação para o novo calendário de vacinação contra o vírus INFLUENZA promovido pelo polo de saúde de Rondonópolis. O evento ocorreu nessa última terça-feira e teve inicio as 08h com término ás 16hs, coordenado pela vigilância epidemiológica do Polo Regional de Saúde.

Segundo informações prestadas por uma das participantes, para este ano há uma inovação na campanha de vacinação que ocorrerá ainda neste mês de Abril, a começar no dia 17 deste mês e perdurará até 26 de maio do corrente ano. Todavia, o dia “D” da vacinação será dia 13 de maio.

Esse novo calendário dará prioridade aos idosos acima de 60 anos e crianças de 06 meses á menores de 05 anos. Também terão prioridades gestantes e portadores de doenças crônicas. Outra inovação ainda diz respeito a vacinação de profissionais de áreas especificas que tenham contado direto com um contingente maior de pessoas.

Segundo o secretário Valter Basili, a participação de todas as enfermeiras em curso desta natureza, ainda que não fosse comum nas gestões anteriores, se faz necessário porque todas, dentro de suas áreas de atuações, têm que fazer as mobilizações, não fazendo sentido encaminhar só uma ou duas profissionais para eventos como este. Por isso e pela primeira vez todas as enfermeiras participaram do curso de capacitação, sendo elas: Aurilene Passos, Evanilce Maia (Nilce), Rayssa Portela, Thays Fernanda, Flankya e Isadora.

Segundo uma dessas enfermeiras ouvida por nossa reportagem, todas foram unânimes em dizer que o curso foi um aprofundamento de conhecimento técnico que não se aprende na faculdade, parabenizando o secretário Valter Basili pela capacidade de visão e entendimento do que é importante para a saúde pública do povo guiratinguense, gestão essa que está fazendo a diferença na saúde pública local.