Fonte:

Secretaria de Saúde realiza Novembro Azul

No dia 25/11/2017, a Secretaria Municipal de Saúde de Guiratinga, em parceria com a Loja Maçônica São João de Guiratinga e a Associação de Pacientes de Oncologia de Rondonópolis – APOR, realizaram ação alusiva ao Novembro Azul, mês que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.

O mês de novembro foi escolhido por conta do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro e durante esse mês, há um incentivo para a realização dos exames preventivos do câncer de próstata, nomeadamente o exame de toque e o PSA. Médicos indicam que esses exames sejam feitos pelo menos uma vez por ano para os homens a partir dos 45 anos de idade.

Além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o Novembro Azul também veio com a ideia quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque.

O exame, que envolve a palpação da próstata pelo reto (porção final do intestino grosso), é alvo de muitas piadas entre os homens, que costumam fazer uma alusão ao sexo anal. Assim, as campanhas do Novembro Azul vêm justamente para quebrar esse preconceito e mostrar que elas são necessárias.

Além disso, a ideia é uma iniciativa para conscientizar os homens da necessidade de prestar atenção na sua saúde. Um dos maiores problemas da saúde masculina é que, em comparação às mulheres, os homens são mais resistentes para visitar os médicos.

Além disso, é comum que eles apenas visitem um médico quando estão tendo sintomas. São poucos os homens que realmente realizam os check-ups na saúde anualmente.

Durante o evento foram realizados 186 exames de PSA, além de palestra de conscientização e orientação proferida pelo Dr. Leandro Perez, oncologista especialista em aparelho digestivo, que atende tanto na APOR quanto na Santa Casa de Rondonópolis. Também contou-se com a presença do Sr. Alex, coordenador da APOR, e o Sr. Edivaldo Dourado, Venerável da Loja Maçônica.

Médico Oncologista Dr. Leandro Perez
Presença do Venerável Maçônico Edivaldo Martins Dourado.

 

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Reunião em Guiratinga discute Avanços na Pecuária com Foco em Melhoramento Genético

Nesta segunda-feira, 15 de abril, o auditório da Secretaria de Educação de Guiratinga foi palco de uma importante reunião...

Assentamento Salete Strozack recebe melhorias locais

No último sábado (13), o prefeito de Guiratinga, juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente e outras...

Guiratinga foi contemplada com 61 habitações rurais

No dia 10 de abril, quarta-feira, Guiratinga recebeu a notícia da inclusão de 61 habitações rurais do Programa Minha...

Alunos da Escola Garça Branca participaram de ação sobre saúde bucal e alimentação

Nesta quinta-feira (11), a Escola Municipal Garça Branca sediou uma iniciativa do Programa Saúde na Escola (PSE), promovendo uma...