Símbolos Municipais

BRASÃO

O brasão possui, em sua parte superior, a figura de uma garça branca, ave símbolo do município: ‘Guiratinga’, que em tupi-guarani tem o significado de ‘Garça Branca’, ave abundante na região.

Abaixo do desenho da garça encontra-se a descrição ‘PER ÁSPERA AD ASTRA’, que significa: Por Ásperos Caminhos Se Atinge a Glória.

O Brasão é constituido de 03 (três) divisões, a primeira, de fundo branco, mostrando uma haste de arroz e uma espiga de milho, simbolizando a agricultura do município.

A segunda divisão, de fundo verde, mostra a figura da cabeça de um boi, simbolizando a pecuária do município.

A terceira divisão, mostra o garimpo e o garimpeiro, simbolizando a primeira atividade econômica e o motivo da fundação do município de Guiratinga.

BANDEIRA

mt-guiratinga-bandeira-768x517

A Bandeira de Guiratinga é composta por 03 (três) faixas horizontais, sendo que, a primeira e a ultima são de cor amarela, que simboliza a riqueza do nosso Município.

A faixa localizada ao centro da bandeira é de cor azul celeste, que simboliza o azul de nosso céu.

No canto direito da primeira faixa está localizado o Brasão do Município, em fundo branco, simbolizando a paz. Logo abaixo do Brasão, contrastando com o branco, encontramos, em letras de cor preta, o nome do Município.

Galeria de Fotos