Fonte:

Bolinha e Moisés Vaz participam de Encontro de Prefeitos e Secretários em Cuiabá

O Prefeito Humberto Bolinha juntamente com o Secretário municipal de Cultura e Turismo Moisés Vaz, participaram na quinta feira (22),  do Encontro de Prefeitos, Secretários e Dirigentes do Turismo da Região Centro Oeste  em Cuiabá. O encontro aconteceu no Palácio Paiaguás e contou com representantes de  Goiás e Mato Grosso e Mato grosso  do Sul. Entre os temas abordados, destaca-se o Mapa do Turismo e a Normatização de convênios de eventos ‘Sigcon’.

O novo modelo do Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur 3.0) foi lançado pelo Ministério do Turismo (MTur), na quinta-feira (22.02), em Cuiabá, em um evento realizado no Palácio Paiaguás. O Ministério escolheu Mato Grosso para ser sede do lançamento para toda a região Centro Oeste.

O Instrumento é obrigatório para sete atividades do setor turístico – meio de hospedagem, agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, transportadora turística e guia de turismo.

A partir de hoje, o Cadastur será feito eletronicamente, tornando o processo mais rápido e moderno, uma vez que todas as informações estão interligadas ao banco de dados da Receita Federal.

Até então, o cadastro era feito de forma manual, com necessidade de preenchimento de formulários, reconhecimento de firma, uso de envio pelo Correios, entre outras necessidades burocráticas que dificultavam o trabalho do empresário.

Com o novo sistema, o Ministério do Turismo destaca que está sendo dado mais um passo em direção à regularização do setor em todo o país. A intenção é ampliar o número de adesões ao Cadastur na região Centro Oeste e melhorar a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos turistas.

O Centro Oeste tem baixos índices de regularização dos serviços turísticos, alertou a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, presente ao evento. “No Centro-Oeste temos um índice muito baixo de inscritos que não chega a 40% de regularizados. Essa realidade precisa ser modificada e a modernização do Cadastur vem ao encontro desta necessidade, pois dará aos prestadores mais facilidade e menos burocracia na hora de estar legal. Como conseqüências terão a melhoria dos serviços turísticos e mais pessoas viajando pelo país”, informou.

Dados registrados pelo censo da hotelaria encomendado pelo MTur no ano passado mostram que, em Mato Grosso, apenas 25% dos estabelecimentos estão cadastrados. Atualmente, o estado possui 3.461 estabelecimentos com cadastrados regulares, entre as sete categorias obrigatórias.

Além de Teté Bezerra, a solenidade contou com a presença de representantes do Trade turístico, secretários municipais de Turismo, prefeitos, deputados estaduais e representantes do Governo do Estado.

“O cadastro é um instrumento para que o turista tenha segurança dos produtos e serviços que está adquirindo. Evita fraudes e golpes. Ao procurar um serviço, o turista pode acessar o site do Ministério do Turismo e ter acesso a todas as informações sobre o prestador do serviço, garantindo que terá o passeio ou viagem que está procurando”, afirmou o secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Luis Carlos Nigro.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone Jr destacou que o novo formato do Cadastur é mais um mecanismo para o incremento do turismo em Mato Grosso, setor que tem alcançado um alto crescimento nos últimos anos.

“Nos últimos três anos o turismo se tornou prioritário em Mato Grosso, sendo uma das nossas principais atividades econômicas. O alto investimento feito pelo Governo em infraestrutura turística, que totalizam R$ 300 milhões, somado a confiança e a organização dos empresários, está gerando emprego, renda, criando novos empreendimentos, transformando potenciais atrativos em produtos turísticos”, ressaltou Avalone.

Secretário Moisés Vaz, Secretário Adjunto de Turismo em MT Luiz Carlos Nigro Secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, do Ministério do Turismo Teté Bezerra e Prefeito Bolinha.
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
PSF-4 e Vigilância Ambiental unem esforços contra a dengue

Nesta quarta-feira (27), o PSF-4 de Guiratinga e a Vigilância Ambiental uniram forças na Escola Santa Terezinha para intensificar...

Campanha de Vacinação contra influenza iniciam nesta quarta-feira em Guiratinga

A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi antecipada pelo Ministério da Saúde e também vai chegar mais...

Membros do Conselho Tutelar de Guiratinga participaram de capacitação

A Prefeitura de Guiratinga, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da...

Farmácia Básica de Guiratinga recebe carregamento de remédios

Nesta terça-feira (26), a Farmácia Básica de Saúde de Guiratinga recebeu um carregamento de medicamentos. São remédios que atendem hipertensos,...