Fonte:

Alunos do Núcleo de Lapidação foram a campo coletar materiais

Os alunos do Núcleo de Lapidação Pedras Coradas de Guiratinga, foram a campo coletar material para pesquisa na lapidação e conhecer o potencial de minério da região com consciência ecologia.

O professor Daniel Carpes, informou que a região é rica em Pedras Preciosas e é muito importante quali9ficar as novas gerações para adquirirem conhecimentos no sentido de que não deixem que as pedras brutas sejam tiradas do município pois elas tem que serem trabalhadas (Lapidadas), assim gerando emprego e renda para familiares, fortalecendo o município.

Guiratinga que  antes se chamava Lajeado tida como a Princesinha do Leste de Mato grosso, se originou da extração de minérios, quando baianos, mineiros, goianos chegaram na região que comerciava diamantes brutos clandestinamente.

O professor Daniel Carpes disse a reportagem: “ Temos que qualificar pessoas para adquirir conhecimentos para que não deixe acontecer isso novamente. Os minérios na região e cultura de Guiratinga não pedmos deixar que seja esquecida”.

O prefeito Humberto Bolinha autorizou o secretário de indústria Comércio e Mineração Auro José (Lula), para ir à busca de mercado para comercialização das pedras preciosas trabalhadas no Núcleo de Lapidação de Guiratinga.

Vale lembrar a população em geral que, estão abertas as inscrições para o próximo curso de lapidário (a) que terá inicio em 2019.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Prefeito de Guiratinga solicitou recursos ao deputado estadual Nininho

O prefeito de Guiratinga, acompanhado do secretário-chefe de Gabinete e da primeira-dama, visitou o gabinete do deputado estadual, Nininho,...

Trafegabilidade restaurada: ponte do retiro é liberada após reparos

Após a reestruturação da cabeceira, a ponte de madeira do Retiro, na rodovia entre Guiratinga e Poxoreu, foi liberada...

Guiratinga será palco de exposição de carros antigos e balada flashback

No final do mês de maio, Guiratinga será palco de um verdadeiro museu ambulante com a Exposição de Carros...

Prefeito de Guiratinga recebe comando do 5º Batalhão da Polícia Militar

Na manhã desta terça-feira (16), o prefeito de Guiratinga recebeu em seu gabinete o Tenente-Coronel Silva Sá, Comandante do...