Fonte:

Guiratinga Lembra a História de Vida do Bispo Dom Camilo Faresin

O Bispo faleceu há 19 anos, e uma lei aprovada pela Câmara Municipal tornou a data ponto facultativo no município.

Nesta terça-feira (25), o prefeito Waldeci Barga Rosa, lembrou a dedicação de Dom Camilo Faresin à Guiratinga e região. Somente no município foram 49 anos servindo como Bispo da Prelazia e a Diocese. Dom Camilo nasceu em Maragnole di Braganze VI (Itália), em 22 de maio de 1914, vindo a falecer em 25 de Janeiro de 2003 em Guiratinga aos 89 anos de idade, foram 69 anos de vida dedicada à religião e 63 anos ao sacerdócio.

Barga Rosa ressaltou a contribuição do saudoso Bispo na saúde. “Foi além de um homem de fé, um homem dedicado às causas sociais, a exemplo da construção do Hospital Santa Maria Bertila, ele buscou recursos com o apoio de voluntários no Brasil e também na Itália para que a obra fosse concretizada, podemos com toda reverência dizer que Dom Camilo foi ousado, temos muita gratidão por tudo o que ele fez por toda população, em especial os mais carentes”, destacou o prefeito.

“Eu e minha família tivemos a honra de conhecer Dom Camilo e sua história de vida, ele deixou um legado de humildade e dedicação ao próximo”, afirmou Barga Rosa.

Sobre as ações de Dom Camilo Faresin

De acordo com os arquivos, a construção do antigo Hospital Santa Maria Bertila, também teve o apoio do irmão do Bispo, o Padre Cornélio e de outros salesianos, entre ele o Padre Domingos Corso. O hospital por muitas décadas foi referência pela excelência nos atendimentos para toda a região, pacientes de Rondonópolis, Cuiabá e até fora do Estado.

Segundo o Me. Aniceto Zonta, o coração bondoso e sensível de Dom Camilo ao ver uma moça ter seu filho na calçada da rua sem a mínima assistência, foi o acontecimento mais próximo e marcante que o motivou a edificar o hospital.

Além do Santa Maria Bertila, o Bispo auxiliou na construção do Hospital de Poxoréu com a mesmo dinamismo, da mesma forma construiu o Patronato São José e o Centro Social Pio XII. Outros empreendimentos úteis à sociedade também foram edificados, a APAE e a Guarda Mirim, que atualmente funcionam a partir de convênios com a Prefeitura Municipal.

Faresin com empenho social também auxiliou com recursos de voluntários a construção de casas próprias, ajudando na entrega de mais de 100 casas populares para os guiratinguenses. O saudoso Pe. Cornélio ao lembrar dos feitos do irmão certa vez disse, “tudo isso fez sem alarido e sem propaganda política”.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Prefeito de Guiratinga solicitou recursos ao deputado estadual Nininho

O prefeito de Guiratinga, acompanhado do secretário-chefe de Gabinete e da primeira-dama, visitou o gabinete do deputado estadual, Nininho,...

Trafegabilidade restaurada: ponte do retiro é liberada após reparos

Após a reestruturação da cabeceira, a ponte de madeira do Retiro, na rodovia entre Guiratinga e Poxoreu, foi liberada...

Guiratinga será palco de exposição de carros antigos e balada flashback

No final do mês de maio, Guiratinga será palco de um verdadeiro museu ambulante com a Exposição de Carros...

Prefeito de Guiratinga recebe comando do 5º Batalhão da Polícia Militar

Na manhã desta terça-feira (16), o prefeito de Guiratinga recebeu em seu gabinete o Tenente-Coronel Silva Sá, Comandante do...