Fonte:

Prefeitura de Guiratinga tem mais de 80% dos medicamentos essenciais

A Prefeitura de Guiratinga atingiu no último ano uma marca importante quanto aos medicamentos que são disponibilizados gratuitamente à população. Dos 320 tipos diferentes de medicamentos que a Secretaria de Saúde é responsável pela aquisição, 257 já estão em estoque e os outros estão em processo de compra, ou seja, mais de 80% dos itens estão disponíveis e o restante está em vias de regularização.

Anualmente, o Governo Federal disponibiliza a Relação Nacional de Medicamentos (Rename) Essenciais. Por meio desse relatório, as administrações municipais se mobilizam para providenciarem os processos licitatórios para a aquisição dos remédios, ou seja, cidades de grande, médio e pequeno porte seguem a mesma sistemática.

Na manhã de quarta-feira (07), a secretária municipal de administração, Juliana Arruda, acompanhada da secretária de saúde, Nairda Amaral, conferiram o estoque de medicamentos disponíveis na farmácia básica. A farmacêutica responsável, Jéssica Aline, apresentou o estoque que contém diversificados remédios para os mais variados tratamentos.

No entanto, alguns itens estão faltosos, mas não por omissão ou falta de comprometimento da gestão liderada pelo prefeito Waldeci Barga Rosa, mas sim pela ausência de responsabilidade de empresas que venceram o certame licitatório. Ademais, o setor jurídico do município já trabalha para eventuais notificações às empresas que não cumprem as funções contratuais, afim de inibir a carência de remédios que atendem à população guiratinguense.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Grupo Conviver participou de roda de conversa sobre cuidados com o coração

Na manhã desta quarta-feira (15), os idosos do Grupo Conviver, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de...

Atenção para o prazo de Alistamento Militar em 2024

Jovens brasileiros do sexo masculino, nascidos em 2006, têm até o dia 30 de junho deste ano para realizar...

Equipe da Assistência Social participou de capacitação sobre situação militar

Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Guiratinga estiveram em Rondonópolis para uma capacitação na 18ª GAC sobre...

Paulo Miranda assume a secretaria de cultura e turismo de Guiratinga

No momento em que a dedicada ex-secretária de Cultura e Turismo, Janaina Rita, se desligou da pasta para concorrer...