O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes infelizmente ainda é uma realidade triste no Brasil.
A prefeitura de Guiratinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, nesta quarta-feira (18), uma carreata/caminhada da Campanha Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes em alusão ao dia dedicado ao enfrentamento desta prática criminosa.
De início, seria uma caminhada, mas o evento foi criando corpo e ganhou uma excelente proporção, com participação de alunos das escolas municipais e estaduais do município. Em meio a outros programas desenvolvidos pela secretaria buscam aumentar o nível de conscientização da população para a denúncia de violência infanto-juvenil e proteção de crianças e jovens de Guiratinga.
Ressaltando a relevância da causa para a comunidade de Guiratinga, o prefeito Waldeci Barga Rosa discursou: “É um momento em que a gente vai à uma grande luta nas ruas no combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. O dia 18 é um dos dias mais importantes, é quando a gente chama toda a nossa gente para se fazer presente e abraçar essa causa, vocês estão de parabéns”, Asseverou o prefeito.
A secretária de Assistência Social, Juliana Arruda, evidencia que durante os períodos de campanha, a secretaria e outras instituições que têm ligação à proteção de crianças e adolescentes recebem um número maior de denúncias por conta da visibilidade das ações realizadas pela pasta. “Não tenham medo, nossa equipe está aqui é pra ajudar ajudar e acolher vocês”, disse Juliana.
A Polícia Civil e Militar, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Vara da Infância e Juventude, Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Comércio, Secretaria de Cultura e Turismo e demais pastas da administração municipal participaram do ato que demostrou apoio e evidenciou o amparo para crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual.