O Prefeito Humberto Bolinha juntamente com o Secretário municipal de Cultura e Turismo Moisés Vaz, participaram na quinta feira (22), do Encontro de Prefeitos, Secretários e Dirigentes do Turismo da Região Centro Oeste em Cuiabá. O encontro aconteceu no Palácio Paiaguás e contou com representantes de Goiás e Mato Grosso e Mato grosso do Sul. Entre os temas abordados, destaca-se o Mapa do Turismo e a Normatização de convênios de eventos ‘Sigcon’.
O novo modelo do Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur 3.0) foi lançado pelo Ministério do Turismo (MTur), na quinta-feira (22.02), em Cuiabá, em um evento realizado no Palácio Paiaguás. O Ministério escolheu Mato Grosso para ser sede do lançamento para toda a região Centro Oeste.
O Instrumento é obrigatório para sete atividades do setor turístico – meio de hospedagem, agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, transportadora turística e guia de turismo.
A partir de hoje, o Cadastur será feito eletronicamente, tornando o processo mais rápido e moderno, uma vez que todas as informações estão interligadas ao banco de dados da Receita Federal.
Até então, o cadastro era feito de forma manual, com necessidade de preenchimento de formulários, reconhecimento de firma, uso de envio pelo Correios, entre outras necessidades burocráticas que dificultavam o trabalho do empresário.
Com o novo sistema, o Ministério do Turismo destaca que está sendo dado mais um passo em direção à regularização do setor em todo o país. A intenção é ampliar o número de adesões ao Cadastur na região Centro Oeste e melhorar a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos turistas.
O Centro Oeste tem baixos índices de regularização dos serviços turísticos, alertou a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, presente ao evento. “No Centro-Oeste temos um índice muito baixo de inscritos que não chega a 40% de regularizados. Essa realidade precisa ser modificada e a modernização do Cadastur vem ao encontro desta necessidade, pois dará aos prestadores mais facilidade e menos burocracia na hora de estar legal. Como conseqüências terão a melhoria dos serviços turísticos e mais pessoas viajando pelo país”, informou.
Dados registrados pelo censo da hotelaria encomendado pelo MTur no ano passado mostram que, em Mato Grosso, apenas 25% dos estabelecimentos estão cadastrados. Atualmente, o estado possui 3.461 estabelecimentos com cadastrados regulares, entre as sete categorias obrigatórias.
Além de Teté Bezerra, a solenidade contou com a presença de representantes do Trade turístico, secretários municipais de Turismo, prefeitos, deputados estaduais e representantes do Governo do Estado.
“O cadastro é um instrumento para que o turista tenha segurança dos produtos e serviços que está adquirindo. Evita fraudes e golpes. Ao procurar um serviço, o turista pode acessar o site do Ministério do Turismo e ter acesso a todas as informações sobre o prestador do serviço, garantindo que terá o passeio ou viagem que está procurando”, afirmou o secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Luis Carlos Nigro.
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone Jr destacou que o novo formato do Cadastur é mais um mecanismo para o incremento do turismo em Mato Grosso, setor que tem alcançado um alto crescimento nos últimos anos.
“Nos últimos três anos o turismo se tornou prioritário em Mato Grosso, sendo uma das nossas principais atividades econômicas. O alto investimento feito pelo Governo em infraestrutura turística, que totalizam R$ 300 milhões, somado a confiança e a organização dos empresários, está gerando emprego, renda, criando novos empreendimentos, transformando potenciais atrativos em produtos turísticos”, ressaltou Avalone.