Campanha de Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo

A Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com a Prefeitura Municipal de Guiratinga apoia a Campanha de Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade.
Lembrando que essa Campanha foi iniciada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A secretária Juliana Arruda e sua equipe sempre estão na tentativa de alcançar as pessoas que podem estar passando por algum sofrimento nesse sentido, os diálogos nos grupos de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) durante o presente mês têm tido enfoque principal na prevenção do suicídio. A equipe de técnicas composta pela assistente social e psicólogo têm recebido, durante os encontros do programa, relatos de pessoas que já pensaram em cometer suicídio ou vivenciaram o sentimento com alguém próximo. Este tipo de abertura para um lugar de fala fornece um apoio bem maior às pessoas que precisam de ajuda, tendo em vista que falar nem sempre é fácil.