Fonte:

Campanha de Vacinação contra a Gripe vai até o dia 26 em Guiratinga

A 19º Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza em Guiratinga começou no dia 17 de Abril e este ano, a novidade é a inclusão dos professores da rede pública e privada dentro do público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS.

A campanha de Vacinação, vai até 26 de Maio e o dia de mobilização nacional está marcado para o dia 13. A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país.

Veja quem é o Público alvo que receberá a vacina pelo SUS

  • Crianças de 6 meses a 5 anos
  • Gestantes
  • Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
  • Idosos
  • Profissionais da saúde
  • Povos indígenas
  • Pessoas privadas de liberdade
  • Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
  • Professores de escolas públicas ou privadas

A contra indicação da Vacina, é para quem tem alergia severa a Ovo.

A vacina disponível no SUS, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Segundo o ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações freqüentes.

Por isso, todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma previsão de quais serão os vírus Influenza que devem circular no inverno do hemisfério norte e do hemisfério sul com base em amostras de pacientes coletadas em centros sentinela distribuídos em todo o mundo.

Com base nessa informação, a Anvisa determina qual deve ser a composição da vacina daquele ano, informação usada pelos laboratórios que produzem a vacina no Brasil. O processo de desenvolvimento da vacina é complexo e leva, em média, 6 meses.

Em 2016, houve 12.174 casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza no país. Em 2017, já foram registrados 276 casos e 48 mortes no país.

 

O Secretário Municipal de Saúde de Guiratinga Valter Basili, alerta á quem está sendo indicado como público alvo para a vacinação, que compareça no seu PSF munido do Cartão de Vacinação.

Valter informou ainda que, as doses das Vacinas contra a Gripe Influenza são distribuídas semanalmente pela Secretaria de Estado de Saúde aos Municípios e que até o momento do fechamento desta reportagem, Guiratinga já havia recebido 2.200 Doses.

“A Nossa Meta é Vacinar 100% do Público Alvo em Guiratinga e para isso, estamos evidenciando esforços com divulgações e informações através das equipes de Saúde nos PSFS,  Agentes Comunitárias de Saúde, Midia Local,  para concluirmos com êxito nossos objetivos propostos”, enfatizou o Secretário Basili.

“Dia 13 será o Dia D da Campanha da Vacinação, onde as ações se intensificarão em Todo o Brasil, Estado e em Guiratinga”

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
PSF-4 e Vigilância Ambiental unem esforços contra a dengue

Nesta quarta-feira (27), o PSF-4 de Guiratinga e a Vigilância Ambiental uniram forças na Escola Santa Terezinha para intensificar...

Campanha de Vacinação contra influenza iniciam nesta quarta-feira em Guiratinga

A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi antecipada pelo Ministério da Saúde e também vai chegar mais...

Membros do Conselho Tutelar de Guiratinga participaram de capacitação

A Prefeitura de Guiratinga, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da...

Farmácia Básica de Guiratinga recebe carregamento de remédios

Nesta terça-feira (26), a Farmácia Básica de Saúde de Guiratinga recebeu um carregamento de medicamentos. São remédios que atendem hipertensos,...