Fonte:

Carnaval da paz e alegria recebeu turistas de diversas regiões do país

Carnaval da paz e alegria. Essa foi a avaliação dos foliões que curtiram os cinco dias de GuiraFolia, festa tradicional do município de Guiratinga . O evento foi realizado pela prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A estimativa da organização e da Polícia Militar é que cerca de sete mil pessoas prestigiaram a festa. Gente de diversos lugares de Mato Grosso e do Brasil.

É o caso da empresária Mandy Cruz, que veio do Rio de Janeiro a convite de amigos. Pela primeira vez em Guiratinga, chegou  no sábado (25.02) e curtiu todos os dias de folia. “Achei um máximo. Bem diferente e muito peculiar a cultura daqui. Gostei da cidade, das pessoas e do carnaval, que é alegre e muito seguro, sem brigas. Pretendo voltar outras vezes”, disse.

O bloco dos Caretas, tradicional há cerca de 70 anos na cidade também chamou a atenção e atraiu turistas. Mandy conheceu e se encantou. “No começo é um pouco assustador, mas é muito rico em detalhes, diferente, bonito e encantador”, disse. De acordo com a organização dos Caretas, esse ano o conjunto bateu o recorde com mais de 200 participantes desfilando pelas ruas e avenidas da cidade.

Ex-morador de Guiratinga, o representante comercial Rafael Cezar veio de Ji Paraná, Rondônia, para curtir o feriado e a festa. “O carnaval daqui é muito bacana. Seguro, divertido, bem organizado. Recomendo pra todo mundo por onde passo e sempre venho prestigiar e rever os amigos”, disse.

Já Jussara Santos veio de Cuiabá. Ela se diz apaixonada por Guiratinga e contou que não perde um carnaval da cidade. “Não troco o GuiraFolia por nenhum outro carnaval. Segurança ótima, bandas maravilhosas. Parabéns a organização, o evento foi nota mil”, disparou a enfermeira.

Conforme a equipe organizadora foram gastos R$ 80 mil reais para realização do evento, metade do recurso usado em outras gestões. Os gastos foram com contratação de atrações, sonorização, decoração, segurança, entre outros detalhes. De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Moisés Vaz, responsável pelo evento, foi complexo organizar, pela primeira vez o evento com tamanha amplitude. Ele diz que o resultado foi fruto de muito trabalho. “Trabalhamos com metade do recurso que era utilizado pelas gestões anteriores. Mas colocamos nosso coração e não medimos esforços para realização desse evento. Contamos com apoio dos empresários locais e deputados estaduais, além da comunidade”, afirmou.

Ainda conforme o secretário, o carnaval desse ano buscou valorizar as bandas locais. Se apresentaram as guiratinguenses Alpha G2, Combinados do Samba, Swing Novo, Dj Evando Evolution e o grupo de dança Only Dance. Além do Café com Axé, de Rondonópolis.

Os músicos avaliaram bem a estrutura de palco e sonorização. Reconheceram a valorização oferecida pelo evento e elogiaram a organização. De acordo com o Junior, vocalista da Alpha G2, o espaço para as bandas regionais foi crucial para o sucesso do GuiraFolia 2017. “A grande sacada do secretário Moisés foi o convite às bandas locais. Estamos muito felizes pelo espaço. A organização está show e o evento continua com a cara de Guiratinga, com muita tranquilidade em relação à segurança e muita alegria. Pra mim, é o melhor carnaval do Centro-Oeste”, enfatizou.

Luciana Oliveira é uma das vocalistas da banda Café com Axé. Em entrevista ao Jornal Folha de Guiratinga ela agradeceu a organização pela oportunidade e elogiou a grande participação dos foliões. “Já vim em outros carnavais aqui, mas é a primeira vez com a Banda Café com Axé. Uma energia super positiva da galera, super animados. Mas, esse ano preciso enfatizar que a estrutura e organização estão dando um show. Secretário Moisés está de parabéns. Som, iluminação e segurança muito bem organizados”, avaliou a cantora.

Uma das novidades desse ano foi a inserção do grupo de dança Only Dance e do Dj Evando Evolution na grade principal do evento. “Fiquei feliz e surpreso com o convite. Achei extremamente importante a valorização de atrações que não são bandas musicais, porque alcança todos os públicos essa diversidade. A secretaria de Cultura e Turismo revolucionou o GuiraFolia, porém continua com muita qualidade e bem organizado”, disparou o Dj Evando.

A folia também caiu no gosto dos guiratinguenses. Alessandro de Oliveira é cirurgião dentista da cidade, nascido e criado em Guiratinga. Uma das coisas que ele mais gostou foram as atrações locais. “Esse é o carnaval da paz e da alegria. Como sempre foi tranquilo, seguro e muito bom. O que me chamou a atenção esse ano, foi à valorização das atrações regionais. É sucesso, sempre lotado. Participo porque é o melhor de Mato Grosso”, disse.

Vinte e uma pessoas trabalharam na segurança da festa. Além disso, a tranquilidade e paz do evento foram trabalhadas anteriormente nas rádios e redes sociais, conforme explica a organização. “Trabalhamos a questão da segurança nas rádios locais. Uma das estratégias foi não permitir entrada de garrafas de vidro no local. E a Polícia Militar foi imprescindível”, contou o secretário Moisés.

Outra novidade foi a matinê, que encerrou a festança, onde o público tomou o palco com o festival de talentos. A noite de quarta-feira (01.03) foi idelizada para as famílias, em especial a criançada. “Inovamos e foi sucesso. Queremos fazer mais, valorizar a cultura local e os artistas amadores da cidade, vamos abrir espaço para qualquer tipo de arte nos próximos festivais”, contou o secretário de Cultura e Turismo.

Porém a organização acredita que os cinco dias de festa não teriam sido sucesso sem os guiratinguenses e os amantes do GuiraFolia. O prefeito Humberto Bolinha agradeceu a presença dos mais de sete mil foliões, vindos de diversos lugares do país. “Foi importante a participação do povo. Queremos continuar proporcionando alegria, valorizando a nossa cultura e fomentando o turismo e comércio local. Obrigado a todos que prestigiaram o nosso evento”, disse o prefeito.

Por: Ana Sampaio – Especial para o Jornal Folha de Guiratinga

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
PSF-4 e Vigilância Ambiental unem esforços contra a dengue

Nesta quarta-feira (27), o PSF-4 de Guiratinga e a Vigilância Ambiental uniram forças na Escola Santa Terezinha para intensificar...

Campanha de Vacinação contra influenza iniciam nesta quarta-feira em Guiratinga

A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi antecipada pelo Ministério da Saúde e também vai chegar mais...

Membros do Conselho Tutelar de Guiratinga participaram de capacitação

A Prefeitura de Guiratinga, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da...

Farmácia Básica de Guiratinga recebe carregamento de remédios

Nesta terça-feira (26), a Farmácia Básica de Saúde de Guiratinga recebeu um carregamento de medicamentos. São remédios que atendem hipertensos,...