Encontro de aleitamento Materno e alimentação complementar saudável da Região Sul Matogrossense

Promovido pelo Escritório Regional de Rondonópolis com apoio do Banco de Leite Humano de Rondonópolis/SMS/COSEMS, o Encontro Matogrossense de aleitamento materno objetiva estimular a promoção do aleitamento materno em todo o Estado, tendo como eixo norteador a temática nacional da Semana Mundial de Aleitamento Materno, destacando as iniciativas e ações de sucesso regionais e municipais que estão em consonância com o “Agosto Dourado”, recentemente instituído através da Lei 13.435, de 12 de abril de 2017, definindo estratégias para 2017/2018, bem como fortalecendo novas e propositadas parcerias/alianças, em consonância com a Política Nacional de Aleitamento Materno.

Guiratinga marcou presença com as profissionais lotadas na Secretaria Municipal de Saúde as enfermeiras Aurilene e Tais que participaram do evento realizado em Rondonópolis na quinta feira (09), na busca de novos conhecimentos para serem aplicados na saúde local.

Objetivos do Encontro: Estimular a promoção do aleitamento materno em MT, tendo como eixo norteador a temática nacional da SMAM, destacando as iniciativas e ações de sucesso regionais e municipais que estão em consonância com o Projeto “Agosto Dourado”, recentemente instituído através da Lei 13.435, de 12 de abril de 2017, objetivando definir estratégias para 2017/2018, bem como fortalecer novas e propositadas parcerias/ alianças, em consonância com a Política Nacional de Aleitamento Materno (PNAM) e a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB). Objetivos Específicos: – Identificar os principais desafios e necessidades para a efetivação da promoção do aleitamento materno, na perspectiva dos atores sociais envolvidos. – Selecionar as principais estratégias, que sejam factíveis e fortalecedoras, para o aumento dos índices de aleitamento materno no Estado de Mato Grosso. – Estabelecer uma agenda de compromisso entre os pares, para a efetivação das estratégias de promoção ao aleitamento materno. – Desenvolver possíveis parcerias para o desenvolvimento de ações de monitoramento dos índices de aleitamento materno nas regiões de saúde do estado de Mato Grosso.

Público alvo:

● Profissionais que trabalham na área da saúde dos setores públicos e privados;

● Acadêmicos da área da saúde e afins;

● Comunidades (grupos de apoio à amamentação, ONG, entre outros).