A Prefeitura Municipal de Guiratinga optou pelo cancelamento dos festejos de Carnaval sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura de Guiratinga. O assunto discutido analisando pontos relevantes, tais como o avanço do número de casos positivos no município e também a precaução em questão da nova variante “OMICRÔN”, uma vez que o evento é destino de centenas de visitantes.
De acordo com a avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de Guiratinga, mesmo com a vacinação avançada, existe uma variação considerável em média móvel nos diagnósticos diários, o mesmo acontece com a situação em todo o estado do Mato Grosso, além de alta no número de infectados com o vírus da Influenza.
Segundo profissionais da área da saúde, o momento é de extrema cautela frente aos relatos que estão sendo apontados, eles também destacam a importância da vacinação em massa e ainda lembram a importância do uso de máscaras de proteção, higienização de mãos, evitar aglomerações e manter ambientes com circulação de ar.
O Prefeito Barga Rosa salienta que as decisões são técnicas e baseadas em fatos concretos acerca da pandemia que ainda é evidente: “sabemos que o carnaval de rua em nossa cidade é tradicional e impulsiona significativamente o setor comercial em Guiratinga, mas diante do cenário que nos encontramos hoje, a decisão mais acertada é cancelar o evento”, bradou Waldeci.
A Administração destaca que a medida é preventiva e que estará buscando a reavaliação da viabilidade para que eventos públicos tradicionais aconteçam futuramente no município.