Antes da correção o Piso Salarial era de R$3.246,89 com o reajuste o salário passa para R$ 4.325,84.
De acordo com a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, sob a responsabilidade da secretária municipal Juliana Arruda, o prefeito Waldeci Barga Rosa (DEM) concedeu o reajuste de 33,23% no piso salarial dos professores da rede de ensino do município. O aumento segue o novo piso nacional da categoria definido pelo Governo Federal. O reajuste foi regulamentado por meio do Decreto Municipal N° 010/2022 no mês de Janeiro.
A secretária destacou a valorização dos profissionais e o impacto no orçamento da administração. “Ficamos satisfeitos com os resultados dos estudos que levaram ao reajuste. O impacto é eminente e gera um efeito em qualquer administração pública, mas mesmo com todos os desafios não medimos esforços para fazer cumprir o que é de direito dos profissionais”, asseverou a secretária.
Conforme noticiado, houve divergências em muitos municípios Brasil afora, onde prefeitos e sindicatos divergem sobre o reajuste do piso salarial dos professores. Os prefeitos alegam ‘insegurança jurídica e fiscal’ para prosseguir com o aumento, já os profissionais da educação notam a falta de vontade política e criticam problemas de planejamento.
No caso de Guiratinga, o prefeito Barga Rosa ressaltou a responsabilidade da administração ao aprovar a correção. “Tudo foi analisado com muito cuidado, porque não podemos tomar uma decisão agora e lá na frente sofrer com o impacto. A classe merece ser valorizada e o reajuste é uma forma de reconhecer todo o esforço dos educadores”, ratificou o prefeito.