A Prefeitura de Guiratinga atingiu no último ano uma marca importante quanto aos medicamentos que são disponibilizados gratuitamente à população. Dos 320 tipos diferentes de medicamentos que a Secretaria de Saúde é responsável pela aquisição, 257 já estão em estoque e os outros estão em processo de compra, ou seja, mais de 80% dos itens estão disponíveis e o restante está em vias de regularização.
Anualmente, o Governo Federal disponibiliza a Relação Nacional de Medicamentos (Rename) Essenciais. Por meio desse relatório, as administrações municipais se mobilizam para providenciarem os processos licitatórios para a aquisição dos remédios, ou seja, cidades de grande, médio e pequeno porte seguem a mesma sistemática.
Na manhã de quarta-feira (07), a secretária municipal de administração, Juliana Arruda, acompanhada da secretária de saúde, Nairda Amaral, conferiram o estoque de medicamentos disponíveis na farmácia básica. A farmacêutica responsável, Jéssica Aline, apresentou o estoque que contém diversificados remédios para os mais variados tratamentos.
No entanto, alguns itens estão faltosos, mas não por omissão ou falta de comprometimento da gestão liderada pelo prefeito Waldeci Barga Rosa, mas sim pela ausência de responsabilidade de empresas que venceram o certame licitatório. Ademais, o setor jurídico do município já trabalha para eventuais notificações às empresas que não cumprem as funções contratuais, afim de inibir a carência de remédios que atendem à população guiratinguense.