Quando escutamos esse termo, Muxirum, a primeira pergunta que surge é o significado desse nome e o porquê. Esse vocábulo, muito comum no linguajar cuiabano, é de origem tupi e significa “mutirão”, ou “fazer juntos”. A partir de então já temos o objetivo do Programa que está voltado para maiores de 15 anos de idade sem idade limite que ainda não foi alfabetizado.
O Programa Muxirum visa a erradicação do analfabetismo no Estado de Mato Grosso. E, nesse ano, a SEDUC em parceria cm a Prefeitura municipal de Guiratinga e a Secretaria Municipal de Educação de Guiratinga implantou a 1ª Etapa do Programa em nossa cidade e está acontecendo na zona urbana e no distrito do Vale Rico para maiores de 15 anos que não tiveram a oportunidade de ser alfabetizados. O curso tem a duração de 6 meses, e em outubro acontecerá a formação desses alfabetizandos com a entrega de certificados.
A equipe que está desenvolvendo o programa evidenciou que ainda estão na busca ativa dos alunos, visto ser alto o índice de analfabetos em nosso município. “A nossa meta é audaciosa, pois segundo dados do TRE, aproximadamente 500 pessoas encontram-se nessa condição em Guiratinga”, destacou Roberta Martins de Matos, coordenadora local do programa.
O material escolar e lanche são gratuitos, subsidiado pela SEDUC e todo o projeto tem contado com o apoio irrestrito da Prefeitura de Guiratinga, por meio da secretaria municipal de educação e toda equipe.
O objetivo dos profissionais que estão trabalhando é sanar a problemática do analfabetismo garantindo o direito de todo cidadão.