Fonte:

Projeto de Lei que previa a antecipação de feriados para Mato Grosso não é aprovado pela ALMT

Apenas Lúdio Cabral, do PT, votou a favor do projeto apresentado pelo governador Mauro Mendes (DEM).

Deputados votaram contra o projeto — Foto: JL Siqueira/ALMT

O projeto de lei do governo do estado que prevê emendar cinco feriados para tentar conter os casos de Covid-19 foi reprovado pela maioria dos deputados durante a sessão desta terça-feira (23). Apenas o deputado Lúdio Cabral (PT) votou a favor da proposta.

Até os deputados da base aliada do governo na Assembleia Legislativa votaram contra o projeto.

Wilson Santos, do PSDB, disse que a pandemia está destruindo a população e que acredita que em breve deve ser decretado o lockdown no estado, mas que preferiu seguir o voto da bancada do governo contra o projeto.

O projeto foi aprovado pela Comissão de Saúde e rejeitado pela Comissão do Trabalho.

O deputado Lúdio Cabral (PT), que teve um requerimento aprovado na mesma sessão para a quarentena obrigatória em todo o estado por 15 dias, disse que não entendeu o posicionamento dos parlamentares.

“Não estou entendendo, quem vai votar a favor da medida do governo é a oposição”, declarou.

Lúdio afirmou que espera que o governador tome providências independentemente da votação dos deputados.

Claudinei Lopes, do PSL, defendeu que o governo deve adotar outras alternativas.

“Temos que buscar outras alternativas. Ele (Mauro Mendes) falou em operação de guerra e que vai usar as forças de segurança. Será que a polícia vai dar contar de evitar aglomerações em sítios, chácaras? Fica a pergunta. Temos que buscar outras soluções”, disse o deputado Claudinei Lopes.

O deputado Elizeu Nascimento, do DC, disse que o governador busca um caminho para ajudar no combate à pandemia, mas que na avaliação dele este não é a melhor solução.

Para Janaina, feriado prolongado pode causar mais aglomerações.

A maioria dos parlamentares se posicionou contra a exigência de fiscalizações mais rígidas, contra o isolamento e diz que é preciso buscar novos mecanismos para combater o coronavírus.

A proposta

O projeto do governo tem a pretensão de antecipar cinco feriados a partir de sexta-feira (26). Como a sexta-feira seguinte é a Sexta Feira Santa, seria feriado desta sexta-feira (26) até o domingo de Páscoa (4), totalizando dez dias, como tentativa de reduzir o contágio da Covid-19.

A intenção era antecipar os feriados de Corpus Christi, Consciência Negra, Dia do Servidor Público, Dia do Trabalhador e aniversário dos municípios, entre os dias 26 de março e 4 de abril.

O governador Mauro Mendes (DEM) foi até a Assembleia para entregar esse projeto e outros dois relacionados à pandemia do novo coronavírus. Ele argumentou que o projeto está baseado na ciência e que outros estados e até outros países já fizeram o mesmo para restringir a circulação de pessoas nas ruas, na tentativa de a transmissão da Covid.

A decisão de apresentar o projeto, segundo o governo, foi tomada após uma série de reuniões realizadas nos últimos dias com deputados estaduais, representantes da indústria, comércio, agronegócio, prefeitos, Poderes e instituições representativas da sociedade.

Fonte: G1

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
PSF-4 e Vigilância Ambiental unem esforços contra a dengue

Nesta quarta-feira (27), o PSF-4 de Guiratinga e a Vigilância Ambiental uniram forças na Escola Santa Terezinha para intensificar...

Campanha de Vacinação contra influenza iniciam nesta quarta-feira em Guiratinga

A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi antecipada pelo Ministério da Saúde e também vai chegar mais...

Membros do Conselho Tutelar de Guiratinga participaram de capacitação

A Prefeitura de Guiratinga, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da...

Farmácia Básica de Guiratinga recebe carregamento de remédios

Nesta terça-feira (26), a Farmácia Básica de Saúde de Guiratinga recebeu um carregamento de medicamentos. São remédios que atendem hipertensos,...