O prefeito de Guiratinga, Waldeci Barga Rosa, esteve em Brasília esta semana, partindo na segunda-feira (11) e retornando na madrugada desta quinta-feira (14). Acompanhado pelo presidente da Câmara, Ari Bonilha, pelo líder do governo vereador Luiz Mário e pelo Chefe de Gabinete Ozéas Pondé Dias.
O prefeito tinha como objetivo protocolar, antes do final do ano, um expediente elaborado pelo Setor de Convênios do município. Esse documento destaca as principais reivindicações inseridas no sistema do governo federal para a obtenção de recursos destinados a novos investimentos. No Ministério da Agricultura e Pecuária, por exemplo, foram solicitados máquinas e equipamentos, com potencial liberação pelo PAC-3, num montante aproximado de 6,5 milhões de reais. No Ministério de Esportes, há pedidos de 7 milhões de reais para diversas ações, desde a cobertura da arquibancada do estádio até a construção de uma piscina olímpica.
Expedientes também foram protocolados na Saúde, Ministério das Cidades e Sistema Água Para Todos, abrangendo projetos como o de esgotamento sanitário, totalizando 17 milhões de reais. Todos esses projetos serão acompanhados pelos representantes de Mato Grosso, por meio das solicitações do governo municipal.
Foram protocolados expedientes semelhantes nos gabinetes dos deputados federais Emanuelzinho, Coronel Fernando, Coronel Assis, José Medeiros e Joares Costa, além dos gabinetes dos senadores Jaime Campos, Wellington Fagundes e Margareth Buzetti.
No gabinete do Senador Jaime Campos, compromissos foram assumidos, incluindo a viabilização de uma máquina adicional para Guiratinga, juntamente com recursos de 2 milhões de reais para a Praça do Ginásio Redondinho, prevista para ser concretizada no início de 2024. No gabinete do Senador Wellington Fagundes, Barga e a comitiva despacharam com a ex-deputada federal Marinha Raupp, atualmente no gabinete de Fagundes. Foi feito um pedido de extensão de cursos superiores, que será estudado entre a UFR e uma equipe da Educação de Guiratinga em colaboração direta com o Senador. Fagundes também determinou a inserção de um pedido de verbas, no valor de 3 milhões de reais, no sistema do MAPA para obras de infraestrutura rural. Na próxima segunda-feira, o prefeito ainda se encontrará com o assessor Cinésio de Oliveira e o próprio senador em Cuiabá, visando obter uma nova emenda de 2 milhões de reais para novas obras de infraestrutura urbana em Guiratinga. Com Marinha Raupp, o vereador Ari Bonilha tratou do envio de pacientes para o Hospital Sarah Kubitschek para tratamento de traumatismo.
No gabinete do deputado federal Joares Soares, o prefeito teve uma produtiva conversa, onde o deputado se comprometeu a destinar mais um caminhão basculante e uma emenda no valor de 1 milhão de reais para asfalto, atendendo a bancada do MDB municipal. Joares também despachará na próxima segunda-feira em Cuiabá com o prefeito de Guiratinga.
No gabinete do deputado José Medeiros, o prefeito conseguiu acertar a liberação de valores em torno de 4 milhões de reais, já agendados para obras de asfalto em Guiratinga e Vale Rico. Foi informado que os pedidos já foram formulados através de emendas impositivas e aguardam liberação pelo governo federal, situação que pode ocorrer ainda este ano.
O prefeito também se reuniu com a Senadora Margareth Buzetti, que prometeu indicar emenda para Guiratinga. Além disso, Barga Rosa e a comitiva estiveram no Ministério da Agricultura, onde foram atendidos pelo Secretário Executivo Samuel Barros.
Ele prometeu a destinação de mais um caminhão trucado para Guiratinga, além de inserir novas propostas do município no sistema do MAPA para benefícios do PAC-3, dentro do orçamento de 2024. Foi informado que nessa área do PAC-3 devem ser liberados alguns milhões de recursos para obras em habitações populares, outra área pela qual o município vem lutando para conseguir pelo menos 200 unidades para Guiratinga.