Secretaria de Saúde com apoio do Rotary Clube realizou o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliemielite e Sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de Guiratinga em parceria com o Rotary Clube realizou na sexta feira (10) no centro da cidade referentes á campanha do Sarampo e Poliemielite antecipando o dia D para a campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo em virtude do festival de praia na cidade de Tesouro.

A população alvo desta ação que teve inicio no dia 06 de agosto se estende até o dia 31,  é composta de crianças de um ano até quatro anos onze meses e vinte e nove dias. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal conta Poliomielite e Sarampo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é o de manter elevada a cobertura contra a Poliomielite nos municípios, bem como vacinados menores de cinco anos de idade contra o Sarampo e a Rubéola, mantendo o estado de eliminação dessas doenças no Pais e evitando a manutenção ou formação de bolsões não vacinados.

Atualmente o Brasil enfrenta surtos de Sarampo em dois estados (Roraima e Amazonas), com registro de 314 casos confirmados até a semana epidemiológica (SE) 23. Desse modo, reforça-se a necessidade da realização da campanha contra a Poliomielite e o Sarampo, a fim de captar crianças ainda não vacinadas ou que obtiveram resposta imunológica satisfatória a vacinação, minimizando o risco de adoecimento dessas crianças.

Atenção: A criança o adolescente e o adulto até 29 anos de idade devem receber duas doses contra o Sarampo. Se a pessoa recebeu só uma dose nesse período, é necessário atualizar a situação vacinal, seja na fase adolescente ou adulta. Para quem tem 30 a 49 anos de idade e não tomou nenhuma dose da vacina, é preciso receber uma dose única. A vacinação contra o Sarampo é a única maneira de prevenir a doença.

Leve o seu cartão de vacina na sua unidade de saúde para ser avaliado.