Fonte:

Secretaria de Saúde realiza Novembro Azul

No dia 25/11/2017, a Secretaria Municipal de Saúde de Guiratinga, em parceria com a Loja Maçônica São João de Guiratinga e a Associação de Pacientes de Oncologia de Rondonópolis – APOR, realizaram ação alusiva ao Novembro Azul, mês que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.

O mês de novembro foi escolhido por conta do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro e durante esse mês, há um incentivo para a realização dos exames preventivos do câncer de próstata, nomeadamente o exame de toque e o PSA. Médicos indicam que esses exames sejam feitos pelo menos uma vez por ano para os homens a partir dos 45 anos de idade.

Além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o Novembro Azul também veio com a ideia quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque.

O exame, que envolve a palpação da próstata pelo reto (porção final do intestino grosso), é alvo de muitas piadas entre os homens, que costumam fazer uma alusão ao sexo anal. Assim, as campanhas do Novembro Azul vêm justamente para quebrar esse preconceito e mostrar que elas são necessárias.

Além disso, a ideia é uma iniciativa para conscientizar os homens da necessidade de prestar atenção na sua saúde. Um dos maiores problemas da saúde masculina é que, em comparação às mulheres, os homens são mais resistentes para visitar os médicos.

Além disso, é comum que eles apenas visitem um médico quando estão tendo sintomas. São poucos os homens que realmente realizam os check-ups na saúde anualmente.

Durante o evento foram realizados 186 exames de PSA, além de palestra de conscientização e orientação proferida pelo Dr. Leandro Perez, oncologista especialista em aparelho digestivo, que atende tanto na APOR quanto na Santa Casa de Rondonópolis. Também contou-se com a presença do Sr. Alex, coordenador da APOR, e o Sr. Edivaldo Dourado, Venerável da Loja Maçônica.

Médico Oncologista Dr. Leandro Perez
Presença do Venerável Maçônico Edivaldo Martins Dourado.

 

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
PSF-1 vacina idosos contra influenza na Casa de Repouso Gaetanna

Na última semana, o PSF-1 - Santa Maria Bertilla, em um esforço proativo de saúde pública, conduziu uma campanha...

Prefeito e Vice-Governador discutem projetos de infraestrutura e educação

O prefeito de Guiratinga, Waldeci Barga Rosa, acompanhado da vice-prefeita e secretária de Educação, Fátima Martini, se reuniram com...

Guiratinga Realiza 1ª Conferência Municipal sobre Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Guiratinga sediou a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizada na tarde de...

Prefeito de Guiratinga solicitou recursos ao deputado estadual Nininho

O prefeito de Guiratinga, acompanhado do secretário-chefe de Gabinete e da primeira-dama, visitou o gabinete do deputado estadual, Nininho,...