Secretário de Saúde participa do Encontro Estadual para fortalecimento da Atenção Básica.

Secretário de Saúde participa do Encontro Estadual para fortalecimento da Atenção Básica.

Durante e semana mais precisamente  nos dias 03 a 04 deste mês, o secretário de saúde de Guiratinga Valter Basili,   participou em Cuiabá do Encontro Estadual para fortalecimento de atenção básica para a saúde do estado, cujo evento foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso.

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), realizará nos dias 03 e 04 de julho, em Cuiabá, o Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica em Mato Grosso. O evento tem a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT).

O objetivo deste encontro, que está ocorrendo em todos os estados do país, é construir, coletivamente, uma agenda de fortalecimento da Atenção Básica nos territórios, identificando os principais desafios para a concretização de uma Atenção Básica resolutiva e capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde, propondo estratégias de superação envolvendo as três esferas de governo (tripartite).

03 de Julho: 08hs às 09hs Credenciamento

Logo após das 09 hs ás 10:30 hs,  a formação  Mesa de abertura composta com as autoridades locais e Ministério da Saúde Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) – Dirceu Klitzke Secretaria Estadual de Saúde – Maria José Vieira da Silva Presidente do COSEMS/MT – Silvia Regina Cremonez Sirena.

Das 10:30 hs ás 12 hs, Exposição Dialogada: A Política Nacional de Atenção Básica no Estado – Departamento de Atenção Básica – DAB – Dirceu Klitzke Moderação COSEMS: Aparecida Clestiane da Costa Souza Vieira Molina Moderação Secretaria Estadual de Saúde: Maria José Vieira da Silva.

12hs às 13h30 Almoço.

13h30 às 15h30 Mesa Redonda: Estratégias de fortalecimento da Atenção Básica no Estado de Mato Grosso Secretaria Estadual de Saúde (15 min): Regina Paula de Oliveira Amorim Costa COSEMS (15 min): Silvia Regina Cremonez Sirena- Presidente COSEMS/MT Universidade (15 min): Nereide Martinelli (ISC/UFMT) Município (15 min): Leda Maria de Souza Villaça – gestora do município de Juína Moderação Departamento de Atenção Básica: Adriana Paula de Almeida 15h30 às 15h45 Intervalo 15h45 às 18h Debate e encerramento.

Dia 04 de Julho de 2018 08h às 08h30 Credenciamento (com assinatura da lista de presença e entrega do voucher) 08h30 às 12h Oficinas temáticas: 1. e-SUS AB: André Cury (DAB) / Valdinei Amorim (Cuiabá) / Cristian Eduardo (COSEMS) / Bonapaz / Cristhiane Cândido Duarte (SES; 2. Processo De Trabalho na Atenção Básica: Adriana Almeida(DAB) / Inês de Cássia Franco Pedrosa (SES) / Elizeth Lúcia De Araújo (COSEMS); 3. Território e Territorialização na Atenção Básica: Patrícia Barbará (DAB)/ Terezinha de Cassia Viana Gimenes(COSEMS) / Marta de Lima Castro (UFMT); 4. Requalifica UBS: Tacília Pimenta (DAB) / Alessandra Stefan Pottratz (SES); 5. Saúde Bucal: Laura Souza (DAB) / Larissa Raquel De Pina (COSEMS) / Maulin Kchimel (SES) / Kely Regina de A. F. Metello e Rose Maria Peralta Guilherme.

12h às 13h30 Almoço.

14h às 15h30 Mesa: Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf- AB) Departamento de Atenção Básica: Patrícia Barbará Experiência do Município de Sorriso: João Ricardo Gabriel de Oliveria Moderação Secretaria Estadual de Saúde: Alessandra Stefan Pottratz 15h30 às 15h45 Intervalo 15h45 às 17h15 Mesa: O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ) para fortalecimento da Atenção Básica Departamento de Atenção Básica: O que é o PMAQ? : Túlio Sousa Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS: Panorama e expectativas da AE: Liana Flores Moderação COSEMS: Geny Catarina F. Rodrigues Lopes 17h15 às 18h Encerramento e avaliação do evento.

Atenção Primária à Saúde caracteriza-se por um conjunto de ações que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos com diminuição de fator de risco, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde

Para tanto, segundo o CNES/DATASUS (Comp. fev/ 2018), o Estado conta com uma estrutura para a Atenção Primária composta pelos seguintes estabelecimentos e dispositivos de saúde: 968 Unidades Básicas de Saúde (UBS); 713 Equipes de Saúde da família implantadas; 74 Equipes de Saúde Bucal; 02 Equipes de Consultório na Rua; 04 Unidades Odontológicas Móveis (UOM); 700 Agentes Comunitários de Saúde (ACSAR); 75 Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica NASF- AB; 30 Polos de Academias da saúde em funcionamento; 08 Equipes de Saúde Indígena.

Desafios

Embora permeado por dificuldades e limitações, o cenário da Atenção Primária à Saúde de Mato Grosso reflete o esforço da gestão estadual pelo seu fortalecimento. Mas, apesar dos esforços, ainda há grandes desafios e que serão amplamente discutidos durante o Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica em Mato Grosso.