Com o objetivo de promover a atualização de profissionais responsáveis pela imunização da vacina BCG, que protege contra a tuberculose, a Prefeitura de Guiratinga, por meio da secretaria de Saúde, entregou o certificado do treinamento prático e teórico para técnicas de enfermagem.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lissiane Andrade, fala sobre a importância da qualificação para essas profissionais: “Ao nascer, os bebês devem ser vacinados contra hepatite B e tuberculose. Trata-se de uma vacina que exige um profissional capacitado para a técnica de preparo e administração, para que o momento da imunização na criança seja tranquilo e seguro”, conclui Lissiane.
Ao todo quatro (04) profissionais foram habilitadas para o manejo e aplicação da vacina, que acontece nas Unidades de Saúde de Guiratinga que, a partir de agora passam a ser administradas em todas as USF’s da cidade, ante apenas uma anteriormente à capacitação.
Obs: a Vigilância Epidemiológica do município é o setor responsável pelas Unidades de Saúde de Guiratinga, é por meio dela que são executados os trâmites para a realização das capacitações.