XI Fórum Extraordinário e II Seminário da Educação Infantil

XI Fórum Extraordinário e II Seminário da Educação Infantil

A Undime (União dos Dirigentes Municipais), Mato Grosso realizou, entre os dias 4 a 6 de julho, o XI Fórum Estadual Extraordinário da Seccional e o II Seminário da Educação Infantil.

Os eventos aconteceram no município de Várzea Grande, e contou com a participação da secretária de educação de Guiratinga Rosemeire Rodrigues Nascimento, juntamente com as servidoras da rede municipal da educação Sebastiana Almeida Nunes e Laura Abreu Coordenadora da Educação Infantil  da Escola  Tenente Daniel Aluizio Nazário (Guarda Mirim),   cujo  tema central,  foi o “Regime de Colaboração: a superação dos desafios na gestão pública da educação”.

A realização desses encontros tem como premissa o aprofundamento de reflexões sobre maneiras de regulamentar o regime de colaboração entre os entes federados, de modo a fortalecer as políticas públicas educacionais para propor formas de contornar as crises orçamentárias e financeiras.

Ainda estão incluídos na programação os debates sobre a regulamentação e implementação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) e instituição do Sistema Nacional de Educação.

Entre palestras e rodas de conversas, também  aconteceram debates sobre diferentes assuntos relacionados à gestão da educação nos municípios e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco na construção do currículo, o uso do Conviva para uma gestão ampliada, além de discussões sobre piso salarial, carreira, equilíbrio de gasto com pessoal, evolução de receitas e despesas.

O Fórum foi destinado a dirigentes municipais de educação dos 141 municípios do Estado, equipes técnicas das secretarias de educação e profissionais e acadêmicos da área.

Este ano, o evento aconteceu em paralelo ao “II Seminário de Educação Infantil: Um currículo integrador e plural no processo educativo”, que foi realizado entre os dias 4 a 6 de julho, no mesmo local do Fórum. O Seminário teve como temas de destaque a organização do trabalho pedagógico e a formatação de um currículo integrador e plural à luz da BNCC.