Bolinha solicitou de Teté Bezerra apoio para o Turismo

Bolinha solicitou de Teté Bezerra apoio para o Turismo

O prefeito Humberto Bolinha,esteve se reunindo  com a Secretária Executiva  Nacional do Turismo, para pedir a liberação de recursos financeiros para festivais e eventos culturais  além de fomentos para o Turismo realizados No município de Guiratinga que, hoje, enfrenta grandes dificuldades devido à falta de recursos financeiros.  Bolinha  alegou  que muitas cidades foram prejudicadas devido à escassez de recursos e, com a crise econômica instalada no país, a  realidade desses eventos é ainda pior.

A Secretária Teté aproveitou o ensejo para  garantir apoio e evidenciar todos os esforços essenciais ao setor turístico de nossa cidade. De acordo com a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, em um levantamento apresentado pelos municípios potencialmente turísticos, de Mato Grosso, já está sendo feito e em breve o MTur irá se pronunciar a respeito. “Infelizmente, a crise afetou todas as áreas.

O país inteiro passa por um momento economicamente crítico, o orçamento das pastas foi reduzido, porém existe uma preocupação com aqueles potencialmente turísticos que é o caso de Guiratinga e nós, com certeza, iremos dar ao Bolinha que é nosso parceiro, uma atenção especial. O Plano Nacional de Turismo prevê isso”, garantiu a secretária.

A secretária acredita que esse investimento na Cultura e Turismo de Guiratinga é possível, tendo em vista as novas regras do Ministério do Turismo, publicadas no Diário Oficial da União, que garantem que a partir de então, 90% dos recursos federais da pasta serão destinados aos mais de 2 mil  municípios do Mapa do Turismo Brasileiro  e 50% do orçamento próprio  do ministério será por meio de chamamento público.

Os municípios que não fizerem parte do Mapa também serão beneficiados, porém até 10% da programação orçamentária anual, desde que justificado o interesse no desenvolvimento turístico local.