Secretaria de Saúde, NASF, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica Realizaram o dia D da Campanha contra Tuberculose

Secretaria de Saúde, NASF, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica Realizaram o dia D da Campanha contra Tuberculose

No dia 24 de Março a Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, NASF e Atenção Básica se uniram para realizar o dia “D” de Combate à Tuberculose.

O evento foi realizado pela manhã na Praça Humberto Marcílio, com palestra para a população, orientações, consultas, pedido de exames, aferição de Pressão Arterial e Glicemia Capilar.

A prevenção, o diagnóstico e o tratamento são realizados diariamente nas unidades de saúde do município.  A tuberculose tem cura e o tratamento consiste na ingestão diária dos medicamentos sob a observação de um profissional da equipe de saúde. Dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, ao FALAR, ESPIRRAR e, principalmente, ao TOSSIR, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos.

Os principais sintomas da tuberculose, são a tosse por três semanas ou mais, febre no fim do dia, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

Todos juntos pelo fim da Tuberculose. Tuberculose tem cura.