Fonte:

Audiência Pública reúne gestores e mineradores artesanais em Guiratinga

Como resultado da Audiência foram sugeridas alternativas para o incremento da produção mineral na região de Guiratinga, Tesouro e Poxoréu, face à complexidade das questões garimpeiras, além de um plano de ação.
_

Garimpeiros tradicionais e artesanais de Guiratinga e Tesouro participaram de uma Audiência Pública para tratar do Projeto Garimpo Sustentável. Um trabalho conduzido pela Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT) em parceria com a Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (CORDEMATO), realizado na Secretaria Municipal de Educação de Guiratinga, na última sexta-feira (29).

A audiência foi presidida pelo Secretário de Indústria e Comércio de Guiratinga, Rogério Arcoverde e contou com a apresentação do Geólogo da Metamat, Antônio João, sob o tema: Ordenamento e Regularização da Atividade Garimpeira em Regiões Garimpeiras Tradicionais.
Também participaram da reunião os vereadores por Guiratinga, Fernando Ferreira da Silva e Carlos Augusto, o vereador por Tesouro, Ricardo Vinicius, representando o prefeito, e a secretária de cultura de Guiratinga, Janaina Rita.

Como resultado da Audiência foram sugeridas alternativas para o incremento da produção mineral na região de Guiratinga, Tesouro e Poxoréu, face à complexidade das questões garimpeiras, além de um plano de ação.

Entre as ações propostas está: fortalecer a garimpagem de base artesanal nas comunidades garimpeiras tradicionais, remanescentes, agregando a uma modalidade de turismo mineral; Mapeamento geológico, do território desses municípios, com ênfase para a delimitação de ambientes favoráveis para a pesquisa exploratória de diamante, manganês, água mineral, calcário, entre outros; Elaborar e instituir na forma da lei, planos diretores de turismo, de preferência integrando os três municípios, tendo as rodovias estaduais MT-340 e MT-110 como roteiro (rota dos diamantes, alcantilados, baianos); Estruturar e fortalecer uma Cooperativa de Garimpeiros de âmbito local.

Também foi proposto um plano de ação com a continuidade do inventário, cadastramento e diagnóstico das comunidades garimpeiras tradicionais realizado pelo Projeto Garimpo Sustentável; Mobilizar e agregar outras comunidades garimpeiras para o objetivo comum, ou seja, articular a aprovação do projeto de lei na Assembleia Legislativa; Organizar um encontro regional; Capacitar e instrumentalizar as prefeituras para fazerem o licenciamento ambiental das atividades que lhe forem repassadas pelo CONSEMA/MT; Estabelecer um grupo de trabalho para formatar um projeto que viabilize recursos para executar um Plano Diretor de Turismo integrado para os três municípios.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Guiratinga participa de evento sobre inclusão de Povos Indígenas no Cad Único

Nos dias 26 e 27 de junho, Cuiabá foi palco do evento estadual sobre a inclusão dos povos indígenas...

3º Encontro Estadual para Conselheiros Tutelares e Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes

Entre os dias 25 e 28 de junho, o Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, está...

PSF-1 realizou ação com orientações sobre hipertensão

A equipe do PSF-1 - Santa Maria Bertilla realizou uma ação voltada ao Dia do Hipertenso na sexta-feira (22). As...

Guiratinga promove ação solidária de doação de sangue em Rondonópolis

Neste sábado (22), a Secretaria Municipal de Saúde de Guiratinga organizou uma importante ação de doação de sangue no...