Secretaria de Saúde

ASSISTENCIA FARMACEUTICA

A Assistência Farmacêutica (AF), que integra as diretrizes da Política Nacional de Medicamentos, deve ser considerada como uma das atividades prioritárias da assistência à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), por sua importância para a efetividade das demais ações e programas de saúde. Neste sentido, o medicamento desempenha papel fundamental, sendo difícil que outro fator, isoladamente, possua no âmbito do SUS, tamanho impacto sobre a capacidade resolutiva dos problemas relacionados às questões da saúde. Portanto, pode-se considerar que o medicamento é um insumo essencial para a melhoria das condições de saúde da população.

Os medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica são custeados pelo Ministério da Saúde, Estados e Municípios. No estado de Mato Grosso a programação, aquisição, distribuição e dispensação são atribuições dos municípios.

COMPONENTE BÁSICO

Inclui medicamentos e insumos relacionados aos agravos mais frequentes na população, cujo tratamento ocorre no âmbito da Atenção Básica à Saúde (hipertensão arterial sistêmica, diabetes, infecções sistêmicas, osteoporose, depressão, parasitoses, entre outras).

A REMUME é a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais para Atenção Primária à Saúde, sendo que a seleção dos medicamentos constitui o ponto de partida. A REMUME contempla todos os medicamentos selecionados e padronizados pelo município, que incluem os medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica – CBAF, e também os medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde.  

REMUME 2020

(Download)

RENAME 2020

(Download)

ONDE ENCONTRAR?

Na Farmácia Básica do Município – Rua Jovino Lopes, nº S/N, Santa Maria Bertila 

Relação Medicamentos Rename 2020

Data de Publicação: 23/08/2021

REMUME-2020

Data de Publicação: 23/08/2021

Escalas de Funcionários das USFs

Data de Publicação: 27/05/2021

Galeria de Fotos