Secretaria de Saúde

ASSISTENCIA FARMACEUTICA 

A Assistência Farmacêutica (AF), que integra as diretrizes da Política Nacional de Medicamentos, deve ser considerada como uma das atividades prioritárias da assistência à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), por sua importância para a efetividade das demais ações e programas de saúde. Neste sentido, o medicamento desempenha papel fundamental, sendo difícil que outro fator, isoladamente, possua no âmbito do SUS, tamanho impacto sobre a capacidade resolutiva dos problemas relacionados às questões da saúde. Portanto, pode-se considerar que o medicamento é um insumo essencial para a melhoria das condições de saúde da população.

Os medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica são custeados pelo Ministério da Saúde, Estados e Municípios. No estado de Mato Grosso a programação, aquisição, distribuição e dispensação são atribuições dos municípios.

COMPONENTE BÁSICO 

Inclui medicamentos e insumos relacionados aos agravos mais frequentes na população, cujo tratamento ocorre no âmbito da Atenção Básica à Saúde (hipertensão arterial sistêmica, diabetes, infecções sistêmicas, osteoporose, depressão, parasitoses, entre outras).

A REMUME é a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais para Atenção Primária à Saúde, sendo que a seleção dos medicamentos constitui o ponto de partida. A REMUME contempla todos os medicamentos selecionados e padronizados pelo município, que incluem os medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica – CBAF, e também os medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde.

 RESME 2020 (Download)

 RENAME 2022 (Download)

 REMUME 2023(Download)


ONDE ENCONTRAR?
Na Farmácia Básica do Município – Rua Jovino Lopes, nº S/N, Santa Maria Bertila

Estoque da Farmacia

Lei 14.654, de 23 de agosto de 2023 estabelece a obrigatoriedade de divulgação quinzenal dos estoques dos medicamentos das farmácias que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, a Secretaria de Saúde de Guiratinga passa a disponibilizar os dados para consulta, de forma a garantir transparência ao usuário. É importante ressaltar que pode ocorrer alteração nas quantidades devido ao atendimento .https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/L14654.htm